Carnaval: desfile de bloco no Rio aborda protagonismo infantil

Associação Beneficente São Martinho vai colocar o bloco na rua no próximo dia 8 de fevereiro. Com o enredo “Crianças: Protagonistas do Futuro”, sairá da Rua Riachuelo, nº 7, na sede do Centro Socioeducativo da Associação. A partir daí, vai percorrer a Rua Joaquim Silva em direção à Escadaria Selarón, onde parará por 15 minutos. Em seguida, retornará à sede. A concentração será às 13h e o desfile começa às 15h.

Formado por crianças e jovens com idades entre seis e 24 anos, o bloco terá quatro alas: “Proteção à Criança e ao Adolescente”, “Não à Exploração Sexual Infantil”, “Direitos Humanos” e “Educação e Cultura”, mostrando que carnaval também é um momento simbólico importante para a luta por direitos.

Ao som da bateria Furiosa do projeto “Educagente” e da bateria de beneficiários e colaboradores da unidade Lapa, o desfile contará com, aproximadamente, 30 membros na bateria e um total de 80 pessoas entre beneficiários, voluntários, colaboradores e parceiros da rede do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado do Rio de Janeiro (Fórum DCAERJ).

Nos preparativos, haverá oficinas de adereços e customização com o convidado Almir França e de  máscaras e estandartes, realizada em parceria com o Oi Futuro.

Vulnerabilidade

O desfile será uma oportunidade para as próprias crianças e jovens se manifestarem contra um assunto que lhes afeta diretamente: a violência. Segundo dados do Disque 100 referentes ao primeiro semestre de 2017, esta é a parcela mais vulnerável da população brasileira. Do total de 84 mil casos de violação de direitos infantojuvenis, 31 mil se referem à negligência; 20 e 17 mil, às violências psicológica e física, respectivamente, e 9 mil à violência sexual. Entre os estados brasileiros, o Rio de Janeiro é o segundo mais violento, com 4,7 mil denúncias registradas no período.

Atuando nessa esfera a nível municipal, a Associação Beneficente São Martinho é uma organização sem fins lucrativos criada em 1984 para promover e defender os direitos das crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social do Rio. É vinculada à Província Carmelitana de Santo Elias e atinge diretamente por ano mais de 1.700 crianças e jovens em situação de rua ou residentes em comunidades e ocupações urbanas.

Serviço:

O que? Bloco da São Martinho 2018 – Enredo: “Crianças: Protagonistas do Futuro”

Quando? 8 de fevereiro (quinta-feira)

Onde? Concentração: 13h/ Saída: 15h – sede do Centro Socioeducativo da Associação (Rua do Riachuelo, n° 7, Lapa)

-> EVENTO NO FACEBOOK: https://www.facebook.com/events/178322819603672/

Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Últimas postagens