Campanha ‘Escute esse Conselho’ divulga recomendações do Conanda para período da pandemia

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) elaborou orientações para resguardar a população infanto-juvenil brasileira, sobretudo as mais vulneráveis, durante a pandemia de Covid-19.

A campanha “Escute esse Conselho”, criada em 2019 para defender a manutenção e a ampla atuação do Conanda, está de volta para divulgar as orientações, e conta com a Rede Não Bata, Eduque nessa difusão.

Entre as recomendações, estão:

➡️ Garantir os serviços de saúde pública e privados, realização de testes e tratamento dos casos graves de COVID-19.

➡️ Implementar pelos Conselhos Tutelares e Serviços de Saúde ações para enfrentar o aumento de casos de violência contra crianças e adolescentes, como dar atenção especial às famílias com histórico de violência, atividades e informações sobre parentalidade positiva e manter plantão de atendimento.

➡️ Incluir crianças e adolescentes em situação de rua como grupo de risco ao coronavírus, dada a sua vulnerabilidade social.

➡️ Ampliar na rua as equipes de Educadores Sociais, os serviços de saúde e assistência social.

➡️ Manter plantão de atendimento dos Conselhos Tutelares e garantia do funcionamento dos serviços públicos às crianças.

➡️ Expandir vagas em serviços de acolhimento, priorizando o acolhimento familiar em residências.

➡️ Distribuir para pessoas em situação de rua alimentos, água potável, kit de higiene e material informativo.

➡️ Para crianças e adolescentes em abrigos, preferencialmente garantir a convivência familiar, adaptar rotinas de cuidado e proteção dos serviços de acolhimento, como hábitos de higiene, alimentação, atividades educativas, culturais e de lazer e estrutura física para garantir o distanciamento.

➡️ Criar mecanismos de proteção às crianças que vivem nas fronteiras, em especial migrantes, da situação de maior vulnerabilidade de aglomeração e afastamento familiar.

Acesse o documento com todas as recomendações

Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Últimas postagens