Comissão Interamericana de Direitos Humanos, Save the Children e Redlamyc oferecem oportunidades a jovens latino-americanos

Programa de bolsas permitirá conhecer e aplicar os mecanismos de proteção do Sistema Interamericano de Direitos Humanos na área dos direitos de crianças e adolescentes, e desta maneira fortalecer a sociedade civil para avançar na agenda da infância.

Roberto Luis Bravo Figueroa, jovem profissional mexicano, foi contemplado com uma bolsa para colaborar, por seis meses, com a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) em Washington DC, fornecendo apoio técnico e, sobretudo, aprendendo sobre o funcionamento da organização em relação à defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

“Esta bolsa representa para mim uma oportunidade única de conhecer a profundidade do funcionamento dos mecanismos de proteção da CIDH, e também de contribuir para melhorar a situação dos direitos de crianças e adolescentes, especialmente diante do cenário de violência extrema que vive o meu país e, em geral, a América Latina e o Caribe”, destacou Bravo.

A aliança tripartite entre a Relatoria sobre Direitos da Infância da CIDH, Save the Children e a Red Latinoamericana y caribeña por la defensa de los derechos de los niños, niñas y adolescentes (Redlamyc) permitirá fortalecer as capacidades das organizações y coalizões da sociedade civil em matéria de Direitos da Criança e a aplicação estratégica do Sistema Interamericano.

O bolsista, depois da estadia na CIDH, trabalhará por seis meses em uma das coalizões nacionais da Redlamyc para compartilhar o conhecimento adquirido e fortalecer os vínculos entre a sociedade civil e a CIDH.

Esmeralda Arosemena, relatora sobre os Direitos da Infância da CIDH, considerou que esta aliança é chave para que as organizações da sociedade civil possam cumprir seu papel de defesa e promoção de direitos. “Os benefícios que tem este programa de bolsas para o Sistema Interamericano são de valor incalculável, sobretudo o apoio técnico-especializado para a implementação dos mecanismos da CIDH, e o fortalecimento de nossas relações com a sociedade civil”, comentou.

“Redlamyc, Save the Children e a Relatoria de Direitos da Infância da CIDH há muitos anos têm construído agendas regionais que favorecem milhares de vítimas de graves violações de direitos humanos. Acompanhamos  governos na definição de políticas públicas e abrimos as portas da CIDH à voz de crianças e adolescentes que se tornam defensores”, afirmou Juan Martín Pérez, representante da Redlamyc.

A bolsa capacitará jovens como Roberto para que possam contribuir com o fortalecimento das organizações da sociedade civil na região mediante atividades de formação sobre o uso do Sistema Interamericano e a formulação de estratégias a partir dos distintos mecanismos de proteção interamericanos. “Gostaria de ter a oportunidade de colaborar ativamente na elaboração dos insumos, assim como na construção dos argumentos que as organizações exigem para a proteção dos direitos humanos das crianças e adolescentes, em conformidade com os padrões internacionais aplicáveis”, disse Bravo.

A bolsa foi criada no marco do programa regional da Save the Children, financiado pelo Governo da Suécia, para o fortalecimento da sociedade civil. “No contexto atual é mais importante do que nunca contar com uma sociedade civil forte que tenha a capacidade de utilizar os mecanismos regionais e internacionais de direitos humanos para complementar as ações de monitoramento e incidência da sociedade civil a nível nacional para o cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes”, enfatizou Ann Linnarsson, diretora do Programa de Apoio à Sociedade Civil (PASC).

Com informações da Save the Children América Latina e Caribe

 

Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Últimas postagens