Dia Nacional pela Educação sem Violência movimenta 14 cidades e milhares de pessoas

Foram 8 estados e o Distrito Federal, 14 cidades, 50 instituições e uma estimativa de alcances diretos e indiretos somando mais de um milhão de pessoas. A mobilização do último dia 26 de junho, o Dia Nacional pela Educação sem Violência, envolveu adeptos em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Piauí, Goiás, Rondônia e Santa Catarina, tanto em ações presenciais quanto virtuais. (Clique nas imagens para ver ampliadas.)



Goiás: PL para inserir data na agenda estadual

Um dos destaques foi a cidade de Goiânia, onde foi realizado o seminário “Lei Menino Bernardo – Pelo direito de crescer e se desenvolver livre de violências físicas e psicológicas”, que apresentou um projeto de lei (PL) estadual para instituir o 26 de junho como o Dia Estadual de Mobilização pelo Fim do Castigo Físico e Psicológico contra Crianças e Adolescentes.

Para uma plateia de cerca de 300 pessoas, Norma Sá, representante do Promundo-Brasil, que faz parte do grupo gestor Rede Não Bata, Eduque, palestrou sobre os impactos das violências físicas e psicológicas no desenvolvimento na primeira infância, que incluem sérias consequências na auto-estima do futuro adulto.

No Piauí, a Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado do Piauí (Acontepi), o IV Conselho Tutelar do Piauí e o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) levaram o professor e mediador de conflitos Alessander Mendes ao auditório do MPPI para apresentar detalhes sobre o tema. “É preciso entender a linha tênue entre formação e lesão. Formar é educar, é estar perto, é dar afetividade. Quando isso transborda e deixa vestígios, escoriações, quando isso afeta o psico, o lado afetivo-emocional, não é mais formação. Isso é lesão”, explicou o professor.

Escolas catarinenses, mais especificamente do município de Siderópolis, realizaram atividades com crianças e jovens, com o incentivo do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Neizinho Feltrin. Cada escola envolvida, como reconhecimento, recebeu um troféu alusivo ao Dia Nacional pela Educação sem Violência.

Rio de Janeiro: lembranças e emoção em atividades com jovens

Os cariocas foram surpreendidos na rua por uma onda de emoção e afeto. Em Santa Cruz e Campo Grande, bairros da Zona Oeste da cidade, os passantes eram convidados pelos jovens mobilizadores da Rede Não Bata, Eduque e da Rede de Adolescentes Promotores (RAP) da Saúde a participar de um jogo que simulava uma amarelinha (jogo “Tá junto ou não tá?”). A professora Candy Padilha foi uma das pessoas que aceitou a brincadeira. Ao final, foi às lágrimas e resolveu compartilhar o sentimento com os internautas na página da Rede Não Bata, Eduque no Facebook:

“Agora a pouco, pela manhã, em Campo Grande/RJ, passei por uma tenda e fiquei curiosa para saber do que se tratava, já que vi uma amarelinha colorida no chão, fotos de crianças e uma frase relacionada a violência à criança. Como professora e pedagoga, fui instigada.
Parei, perguntei do que se tratava e fui recebida com atenção e carinho por uma jovem senhora (que depois pesquisando na internet descobri que é a Coordenadora da Rede) que explicou a iniciativa baseada na Lei Bernardo.
Me perguntaram se queria “brincar” com eles. Aceitei. E só posso dizer que, ao final, chorei. Me emocionei mas segurei a emoção, até que a Vitória (que me ensinou a brincadeira), percebendo minha emoção, me abraçou.
Se você que está lendo, pai, mãe ou filho(a) tiver a oportunidade de passar pelo Calçadão de Campo Grande, passe.

Só quero dizer uma coisa aos pais e mães: os pequenos gestos fazem toda diferença para uma criança, e são levados por toda uma vida. Estejam atentos. Uma palavra ou a falta dela, uma atitude, ou a falta dela podem e irão influenciar no futuro de seu(s) filho(s).
Já que é pra influenciar, que seja para o bem.
Sigamos! ✌❤”

O objetivo da movimentação durante o dia 26 de junho, aniversário da Lei Menino Bernardo, é inserir a data no calendário social brasileiro e incentivar a criação de políticas públicas que implementem a lei, apresentando à sociedade formas positivas e não violentas de educar.

Veja reportagens sobre a mobilização:

SBT Brasil

 

Canal Futura – Programa Conexão 

“Educação sem Palmadas” 

TV Clube – Rede Globo no Piauí – Bom Dia PI

“Dia Nacional da Educação sem Violência terá evento em comemoração a data”

Diário do Estado de Goiás

“‘A violência contra crianças é uma missão de todos nós’, diz senadora Lúcia Vânia”

Veja também: 26 de junho: Dia Nacional pela Educação sem Violência

Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Últimas postagens