Quem não curte um elogio?

Valorize e elogie as atitudes positivas. Algumas vezes, os pais tentam corrigir seus filhos dizendo que são maus, desastrados, imaturos ou incompetentes. Quando as crianças ouvem esse tipo de crítica, sentem-se rejeitadas e fracassadas. Se elas se virem como más, terão mais propensão a adotar comportamentos maus. Se elas se virem como incompetentes, terão menos propensão a dominar novas habilidades.

Crianças são aprendizes. Elas dependem de nós para construir seu saber e habilidade. Elas precisam de nosso apoio. Crianças com uma boa autoestima têm mais sucesso porque se dispõem a tentar. São mais felizes porque têm mais certeza de sua capacidade de lidar com o fracasso. E têm relacionamentos melhores com seus pais porque sabem que suas famílias acreditam nelas.

Pais e mães podem fazer muitas coisas para construir uma boa autoestima para seus filhos, como:

– Reconhecer os esforços dos filhos, mesmo que eles não sejam perfeitos. Ele colocou a roupa suja no cesto de roupas? Elogie. Fez um desenho para você, amarrou o calçado sozinho, colocou no lugar algo que você pediu? Todas essas pequenas coisas são frutos de um esforço da criança, e o elogio é um estímulo.

– Apreciar a vontade de ajudar das crianças.

– Apoiar seus filhos quando falham e encorajá-los a continuar tentando.

– Dizer às crianças todas as coisas que as tornam especiais.

Todos somos movidos pelo encorajamento. Trocar as críticas pelo encorajamento pode gerar efeitos poderosos em seu filho.

 

Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Últimas postagens