Evento discute ações pela primeira infância no Rio de Janeiro

“Primeira Infância na cidade do Rio” é um encontro para reunir informações e conhecer mais sobre o que o Rio de Janeiro tem feito pelas crianças de 0 a 6 anos. O evento será realizado no dia 6 de fevereiro, das 13h às 17h, no auditório da Universidade Veiga de Almeida (Rua Ibituruna, 108 – Maracanã).

Queremos ouvir e integrar as ações que envolvem o Sistema de Garantia de Direitos da cidade do Rio de Janeiro na execução e monitoramento do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), compartilhar iniciativas realizadas no Legislativo, Executivo e Judiciário. Na abertura do evento, a especialista em Infância pelo Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (Ciespi/ PUC-Rio), Irene Rizzini fará um panorama sobre a importância da primeira infância, seguido de uma apresentação e análise do Fórum Popular do Orçamento sobre os investimentos para o atendimento às crianças.

Na sequência, uma mesa de apresentação e diálogo irá reunir representantes da Comissão da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal, da Coordenadoria Judiciária de Articulação das Varas da Infância e Juventude e Idoso (Cevij), Comitê da Primeira Infância Carioca, da Prefeitura do Rio e representantes das Plataformas dos Centros Urbanas do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Para encerrar o evento, o projeto “Criança Pequena em Foco”, do Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip), lança a versão digital da publicação “Crianças e seus Caminhos. Experiências e metodologias de escuta e interação da criança com a cidade”, uma parceria com o programa “A Caminho da Escola”, da Companhia de Engenharia e Tráfego- CET-Rio.

Quem for ao evento ainda poderá conferir a exposição “Toda casa tem que ter carinho”, com imagens e depoimentos, resultado de um concurso cultural com crianças, adolescentes e jovens de 6 a 29 anos, promovido pela Rede Não Bata Eduque, em 2015, a partir da questão: “Bater e humilhar não é legal. Como posso mudar?”

As inscrições para o evento podem ser feitas pelo link: https://goo.gl/forms/BeNi6HZtduuqv2fe2. Todos os presentes receberão um certificado digital de participação. 

Primeira Infância na Cidade do Rio é uma realização do Grupo de Trabalho (GT) de Implementação e Monitoração do PMPI, do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), por meio das instituições da Sociedade Civil que compõem o GT, que são Ciespi/ PUC- Rio, Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro (Cedeca -RJ), Cecip e Fundação Xuxa Meneghel, com apoio da Universidade Veiga de Almeida e Fundação Bernard Van Leer.

-> CONFIRME SUA PRESENÇA NO FACEBOOKhttps://goo.gl/eA6zFV

 

 

 

Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Últimas postagens