O que é Educomunicação?

Fanzines, blogs, jornaizinhos, vídeos, fotografias. Esses meios de comunicação fazem parte da vida de jovens que revelam seus olhares sobre a sociedade de forma criativa e original, por meio de atividades de Educomunicação.

Você sabe o que é isso?

A Educomunicação é o campo do conhecimento que usa técnicas, linguagens e equipamentos de comunicação em prol da cidadania, e tem sido uma das principais apostas de organizações que trabalham os direitos juvenis. É um instrumento que fortalece a gestão democrática das mídias, o empoderamento sobre as tecnologias da informação e a participação social.

Como a Rede Não Bata, Eduque tem como missão, além de garantir o direito à integridade de crianças e adolescentes, promover a participação infantojuvenil, vê na Educomunicação uma potencial aliada.

O bolsista da RNBE e participante do grupo de Incidência Política e Participação Infantojuvenil da Fundação Xuxa Meneghel, Lucas Martins, 17 anos, decidiu, junto com os colegas, contar o que é a prática e como tem ajudado no desenvolvimento deles. “Produzir o vídeo foi muito divertido, pois pude colocar nele um dos meus passatempos preferidos, os jogos. Eu aprendi também que, com o trabalho em equipe, tudo se torna mais fácil”, destacou.

Para Igor Gabriel,17, o uso das tecnologias de informação pelos jovens é importante pois é uma forma de comunicar “o que não passa na televisão”. “A gente usa as mídias sociais, é o nosso forte, o nosso meio”, completou.

João Caetano, 17, tem opinião parecida e conta uma experiência em que a Educomunicação ajudou a denunciar uma situação extrema. “Nós fomos até um casarão abandonado e nos indignamos com o descaso total e absoluto do ambiente. Então, nós pensamos o quê? ‘Vamos fazer um vídeo! Vamos expor, denunciar isso’”, relatou.

Vitória Luiza, 18, era tímida, mas garante que as atividades de Educomunicação  a tornou mais desinibida na hora de falar em público. Vitória recorda um fato em que a prática caiu como uma luva. “Ajudou muito quando fomos ao Paraguai [replicar a metodologia da Rede Não Bata, Eduque]. Gravamos um vídeo, eles tiraram fotos com o ponto de vista deles”, lembrou.

E aí, vamos assistir?

Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Últimas postagens