Rebeca, jovem mobilizadora, vai à Caravana dos Direitos da Criança e do Adolescente no ES

Debater os direitos da juventude com os jovens é um princípio básico em qualquer movimento de luta em prol da infância e da adolescência. Seguindo a premissa, a jovem mobilizadora da Rede Não Bata, Eduque (RNBE), Rebeca Anjos, 13 anos, viajou para Vitória (ES), por ocasião da Caravana dos Direitos da Criança e do Adolescente – Regional Sudeste na última semana. Ela foi eleita por outros adolescentes no Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro (Fórum DCAERJ).

Ao lado do jovem Gabriel Bergone, do Fórum Juventude Sul Fluminense, a adolescente representou meninos e meninas cariocas realizando atividades em grupo com representantes de outros estados da Região Sudeste. As discussões do grupo focavam em temas como participação infantojuvenil, proteção, defesa e garantia de direitos. Do Rio de Janeiro, foram apresentadas questões específicas, como as mortes de crianças e adolescentes em situação de risco.

Ao final da Caravana, uma moção foi apresentada para assegurar o primeiro encontro do Comitê de Participação dos Adolescentes (CPA) do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e a posse dos adolescentes eleitos em abril. Os jovens participantes encerraram o encontro com uma esquete que refletia sobre o modo como os jovens são tratados em movimentos de direitos infantojuvenis.

“Do que eu mais gostei de participar foi da esquete. Foi uma ideia nossa, não estava na programação. Ao final, eu fiz questão de falar ao microfone: ‘não fale de mim sem mim'”, contou Rebeca, empolgada.

Os eventos que compuseram a Caravana partem da questão orientadora: “por onde passam os Direitos das Crianças e Adolescentes?”. A iniciativa tem o objetivo de formar e difundir conhecimentos acerca dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes nas regiões, além de fomentar o diálogo sobre o tema entre os órgãos e entidades do SGD, como: Ministério Público, Defensorias, Conselhos Tutelares e de Direitos, Segurança Pública, Saúde, Assistência Social, entre outros.

O Projeto Caravana pelos Direitos da Criança e do Adolescente prevê ainda a realização de mais dois eventos nacionais, incluindo um momento temático para a diversidade, previstos para o final de 2018, em Brasília.

 

 

Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Últimas postagens