RNBE no Piauí: parcerias, encontros e projetos

A passagem da Rede Não Bata, Eduque (RNBE) pelo Piauí na última semana rendeu encontros, promessas de parcerias e projetos comuns no futuro, ampliando a movimentação contra os castigos físicos e humilhantes no Brasil.

Promovido em conjunto com a Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado do Piauí (Acontepi), o seminário “Tecendo parcerias por uma educação livre de violências na vida de crianças e adolescentes” reuniu cerca de 100 pessoas no auditório do Ministério Público do Piauí e teve a participação de diversas organizações locais, Conselhos Tutelares, Juizado da Infância do Piauí, Conselhos Municipal e Estadual de Saúde, Conselho Estadual de Direitos Humanos e Ordem dos Advogados do Brasil do Piauí (OAB/PI).

Após apresentações culturais realizadas por crianças e adolescentes e debate envolvendo autoridades e representantes da sociedade civil durante o seminário, 40 profissionais da rede de proteção de violências contra crianças e adolescentes receberam a oficina de formação “Estilos parentais e a construção das relações pais-filhos e sociais pautadas no respeito e no diálogo”. Na atividade, participaram profissionais de 12 cidades do estado do Piauí: Teresina, Olho  D’água, Matias Olímpio, Murici dos Portela, Francinópolis, União, Barras, Campo Maior, Passagem Franca, Cabiceiras, Luzilândia e Campo Largo.

Antes de ir para mais uma missão, dessa vez em Codó, no Maranhão, a equipe da Rede Não Bata, Eduque encontrou o prefeito Firmino Filho e o secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas de Teresina, Francisco Samuel Silveira, e sugeriram a inclusão da discussão sobre a Lei Menino Bernardo nas escolas. A Lei propõe a realização de ações de divulgação sobre os direitos de crianças e adolescentes e prevenção de violências.  Com a gerente da Secretaria Estadual de Educação, Rosa Maria Vilanova, ficou acordado o apoio da RNBE na formação do projeto “Mãe Educadora”, que será realizado em 50 escolas de 25 municípios do Piauí.

Para o Dia Nacional pela Educação sem Violência, que será no próximo dia 26, em comemoração aos quatro anos de aprovação da Lei Menino Bernardo, Conselhos Tutelares de Teresina assumiram o compromisso de promover atividades pela não violência no processo educativo de crianças e adolescentes.

Jovens engajados

Um dos destaques dos dias de eventos no Piauí foi a participação de crianças e jovens nas atividades. Vitória Luiza e João Caetano, 18, representaram a juventude mobilizadora da RNBE apresentando informações sobre violência contra crianças e o trabalho que desempenham nas rodas de diálogo pela educação positiva.

Além disso cederam entrevistas para os principais veículos de comunicação do Piauí e foram convidados para participar de um programa de rádio ao vivo. “O rádio é um meio de comunicação bem amplo em Teresina. Deu muita satisfação e felicidade compartilhar todo esse trabalho e experiência”, contou, radiante, Vitória Luiza, entrevistada pela Rádio Jornal Meio Norte, uma das principais da região.

Os eventos no Piauí reforçaram a necessidade de ações de prevenção de violência no estado que, em 2017, registrou mais de mil denúncias de agressões contra crianças e adolescentes no Disque 100.

 

 

Confira reportagem sobre o evento:

 

 

Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Últimas postagens