Mobilizadores

De Jovem pra Jovem

De Jovem pra Jovem é um projeto sobre direito à participação, que foi criado porque nós, mobilizadores e mobilizadoras da Rede Não Bata, Eduque, queríamos que em outros lugares acontecessem as rodas de diálogo sobre Educação Positiva e não podíamos estar em todas as cidades. Somos nós quem fazemos as rodas da Rede para vários tipos de público. Buscamos desnaturalizar a ideia de que educar com violência é o certo entre pessoas de diferentes idades, de idosos a crianças!

Então, criamos esse projeto para capacitar outros jovens e adolescentes, e que eles também pudessem multiplicar para vários outros jovens. A metodologia que repassamos a eles está no livro “Rodas de Diálogo sobre Educação Positiva: Um caminho possível para a Participação Infantojuvenil”.

A importância da replicação é que conseguimos alcançar mais e mais pessoas através de cada grupo que participa do círculo de Educação Positiva. E, além dos bairros aqui da cidade do Rio de Janeiro, já conseguimos chegar em lugares como Sideropólis (SC), Paraguai, Petrópolis (RJ) e Codó (MA).

Nossas atividades também incluem participar dos espaços de controle e decisão sobre os direitos infanto-juvenis. Alguns de nós representam as crianças e adolescentes no Comitê de Participação de Adolescentes (CPA) do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e no Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro (CEDCA-RJ).

Dentro do projeto, nós ainda ajudamos a espalhar a mensagem da Rede Não Bata, Eduque em vídeos e podcasts que vocês podem conferir aqui na página!

Por causa de todo esse trabalho, em 2019, recebemos uma Menção Honrosa no projeto Criativos da Escola. Ficamos muito felizes com o reconhecimento!

 
 

Quem Somos

Essa é a atual composição de grupo de mobilizadores:

Israel

Oi, meu nome é Israel, sou um mobilizador da Rede Não Bata, Eduque desde 2018, e participo das discussões para a criação do CPA do CEDCA-RJ. Tenho 16 anos e 5 irmãos. Moro com 3 deles e ajudo nos cuidados. Sou muito ouvinte! A comunicação vem sempre em primeiro lugar comigo. Sou poeta e quero trabalhar como psicólogo. O mundo precisa de mais pessoas com quem você possa se abrir!

Maria Heloísa

Me chamo Maria Heloisa, tenho 17 anos. Eu sou uma pessoa intensa e muito esforçada. Tenho meu jeitinho único, tento sempre lidar de uma forma boa com tudo que acontece na minha vida. Eu gosto muito de conversar e sei ouvir também. Eu gosto de ajudar, estar sempre fazendo algo, não gosto de ficar parada. Desde criança, tenho o sonho de fazer Medicina Veterinária, eu amo animais.

Rebeca

Sou Rebeca, tenho 15 anos, estou terminando o Ensino Fundamental para ingressar no Ensino Médio. Participo de projetos da Fundação Angelica Goulart, antes Xuxa Meneghel, desde quando tinha 3 anos. Em 2018 entrei na Rede Não Bata, Eduque, aprendi tantas coisas e me apaixonei pela causa. Além de atuar pela Rede, eu também represento o Rio de Janeiro no CPA do Conanda.

Memórias fotográficas

Vídeos

Playlist

79 Vídeos
Reproduzir vídeo

Podcasts

Nossas Redes Sociais

Curta, Siga e Inscreva-se: