Nota de Repúdio

A Rede Não Bata, Eduque (RNBE) repudia a movimentação em favor dos castigos físicos no caso do desafio da “Baleia Azul”, jogo que culmina com o suicídio do participante, em geral uma criança ou um jovem.

O suicídio é algo muito grave para ser tratado como indisciplina ou falta de correção, sendo estas questões que não se resolvem com violência. Estudos comprovam que as agressões física e verbal durante o processo educativo causam distúrbios que podem comprometer o desenvolvimento de crianças e adolescentes, como a depressão, doença apontada como a mola propulsora do suicídio.

Dados recentes mostram que, na última década, o número de pessoas que tiraram a própria vida com idades entre 10 e 14 anos aumentou 40% no Brasil. A ocorrência entre jovens de 15 a 19 anos cresceu 33%.

Além de repudiar as manifestações públicas apelativas em prol dos castigos físicos, a RNBE orienta pais, cuidadores e profissionais da educação a se informarem sobre a questão com profissionais da saúde mental, e a acompanharem o uso da internet e das redes sociais por crianças e adolescentes.

Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Últimas postagens