RNBE na universidade: curso sensibiliza profissionais em Santa Catarina

Profissionais da assistência social e de organizações da sociedade civil que atuam nos municípios de Balneário Rincão, Criciúma, Siderópolis, Meleiro e Içara (SC) se reuniram, na última semana, no curso de extensão “Estilos Parentais e a construção da relação pais-filhos e sociais pautadas no respeito e no diálogo”, oferecido pela Rede Não Bata, Eduque (RNBE) em parceria com a Fundação Xuxa Meneghel e a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

Foram dois dias intensos de atividades, em que os participantes trocaram experiências e sensações com o objetivo de ampliar os conhecimentos sobre comunicação não violenta e educação positiva.

O intuito do curso era instrumentalizar os profissionais que lidam diretamente com as famílias da região, contextualizando historicamente o tema, informando sobre a legislação existente tanto em nível nacional, como global, e apontando a metodologia de prevenção à violência intrafamiliar elaborada pela RNBE e instituições parceiras.

O resultado foi um encontro recheado de relatos e debates, que chegou a comover de forma pessoal os participantes. Fernanda Manfredini, psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Meleiro, era quem mais demonstrava essa comoção. “Eu me vi em vários momentos como mãe e refleti muito sobre as atitudes que tenho com meu filho. Saio diferente daqui”, afirmou.

Além da parte teórica, a turma vivenciou diversas dinâmicas da RNBE, como a da venda, que mostra a importância do afeto, expresso no toque, e da comunicação oral para a segurança de um indivíduo em formação.

Passada a etapa presencial, a turma, dividida em grupos, está na fase de construção de propostas para os respectivos locais de trabalho, que serão apresentadas no seminário de encerramento, no dia 28 de novembro na Unisul. Em sua segunda edição, o curso é resultado de uma parceria vigente desde 2016 com a universidade.

 

Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Últimas postagens