Tema ‘Não Bata, Eduque’ entra nas atividades da Campanha da Fraternidade 2018 no Rio

O bloco carnavalesco católico “Alegrai-vos no Senhor” mobilizou centenas de pessoas em Campo Grande (RJ), na última semana, não apenas festejar, mas também para refletir sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2018, “Fraternidade e Superação da Violência”.

No desfile, foi distribuído material informativo da Rede Não Bata, Eduque (RNBE), com o intuito de incentivar as famílias foliãs a pensar na possibilidade de educar sem o uso da violência. Foi uma iniciativa de conscientização a respeito de um tema sério, sem deixar de lado o clima de alegria típico do momento.

A ação integra uma parceria acordada recentemente com o segmento católico carioca. Como a Campanha da Fraternidade 2018 retrata o combate às violências, a RNBE propôs a inclusão do tema dos castigos corporais e do tratamento cruel e degradante nas atividades de 39 paróquias ligadas à Diocese do Rio de Janeiro, localizadas em bairros da Zona Oeste da cidade.

“Educar sem bater é uma forma de educar religiosamente também. As 39 paróquias do Vicariato de Santa Cruz irão distribuir materiais da Campanha ‘Não Bata, Eduque’ para fazer o trabalho juntamente com o tema da Campanha da Fraternidade 2018”, confirmou o vigário episcopal do Vicariato de Santa Cruz, padre Luis Carlos Pereira.

A articuladora da RNBE e responsável pela parceria, Ana Paula Rodrigues, espera bons resultados. “Aliar a força das lideranças da Igreja Católica com a Rede Nacional Não Bata, Eduque pela causa só pode dar excelentes frutos. Estamos confiantes que será uma parceria fundamental para a disseminação de boas práticas de educar pelo diálogo, respeito e exemplo”, comemorou.

Foram enviados mais de 25 mil exemplares de material informativo para as igrejas das paróquias em questão e, na quarta-feira de cinzas (14), uma parte será distribuída durante a tradicional missa que simboliza o início da quaresma.

Coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Campanha da Fraternidade é realizada anualmente desde 1962 pela Igreja Católica no período da quaresma. Seu objetivo é despertar a solidariedade de fiéis e da sociedade em relação a um problema brasileiro, buscando caminhos para a solução.

*Fotos: Ana Paula Rodrigues

Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Últimas postagens