Adolescente mobilizadora participa de assembleia do Conanda em Brasília

A Rede Não Bata, Eduque, representada pela mobilizadora Rebeca Cassiano esteve em Brasília, na última quinta-feira (15), para a 310° Assembleia do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). A atividade foi conduzida pelo presidente do Conanda, Diego Alves, e contou com as parcerias da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil), por meio do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA, do qual Rebeca faz parte, além da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

A diretora da Flacso Brasil, Rita Potyguara, destacou o compromisso da faculdade em atuar conjuntamente com vários atores para garantir os direitos das crianças e adolescentes. “Queremos reafirmar o compromisso da Flacso em colaborar com o governo e com a sociedade civil para as lutas, questões e problemáticas que envolvem os direitos e participação das crianças e adolescentes”, disse. A diretora ainda ressaltou a participação e governança executada por adolescentes como necessária para reconhecer os direitos legítimos dessa parcela da população.

Os adolescentes se posicionaram durante a cerimônia e apontaram suas principais preocupações e anseios. “O protagonismo e a participação são necessários para que possamos mudar a realidade de nossas crianças e adolescentes brasileiras”, disse Ramon Lima, representante do Amazonas no CPA.

Safira Rosa, quilombola Kalunga da comunidade Vão de Alma e representante de Goiás no CPA, seguiu a fala de seu colega e reforçou: “Foi por muita luta que chegamos até aqui. Estamos aqui para lutar pela crianças e adolescentes desse país”.

O presidente da Conanda aproveitou e reconheceu o posicionamento dos participantes adolescentes: “Se a gente está falando de adolescente, eles devem estar aqui, com sua voz e protagonismo. O CPA nos levará mais adiante, com mais direitos e com mais participação”, disse durante a Assembleia.

A mesa ainda teve a participação de Daniela Martins, representando a secretária nacional adjunta dos direitos da criança e do adolescente; Telma Silva, Gerente de Projetos da OEI; Antônio Lacerda, representando o Fórum Nacional dos Direitos da Criança de Adolescentes; além de conselheiros da sociedade civil e do governo. O evento ainda contou com a presença dos acompanhantes dos adolescentes, que estavam presentes ouvindo as discussões e deliberações.

Clique e assista a assembleia na íntegra

Com informações da Flacso Brasil

Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Últimas postagens