Palmadas e xingamentos nunca mais!

Jamais recorra a tapas, insultos ou palavrões. Como adultos não queremos ser tratados assim quando cometemos um erro… Então não devemos agir assim com nossos filhos! Devemos tratá-los da maneira respeitosa como esperamos ser tratados por nossos colegas, amigos ou pessoas da família, quando nos equivocamos. Precisamos compreender que as crianças são seres humanos como nós, adultos.

Foto: Projeto Entrelaços/Fundação Xuxa Meneghel

Alguns pais acreditam que dar tapas na mão, palmadas no bumbum ou bater na criança com uma vara pode ensinar importantes lições. Na verdade, o castigo físico ensina à criança que:

– É batendo que comunicamos coisas importantes.
– Bater é uma resposta aceitável para a raiva.
– As pessoas das quais elas dependem para sua proteção irão machucá-las.
– Eles devem ter medo de seus pais, ao invés de confiar neles para que ajudem e ensinem.
– Suas casas não são seguras para exploração dos espaços.

É necessário pensar sobre o que queremos ensinar a nossos filhos no longo prazo. Se quisermos ensiná-los a serem pacíficos, precisamos nos mostrar como seres pacíficos. Se quisermos ensiná-los como permanecer em segurança, devemos explicar e mostra-los como fazê-lo.

Pense no efeito que ser punido fisicamente tem sobre adultos. Quando alguém nos bate, a gente se sente humilhado. Não temos motivação para agradar a pessoa que nos bateu, sentimos ressentimento e medo. Podemos inclusive ter desejo de vingança. Bater em seu filho prejudica seu relacionamento com ele, e não lhe dá a informação necessária para que tome decisões. Além disso, bater não aumenta o respeito de seu filho por você.

Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Últimas postagens