Em continuidade às parcerias que desempenhava de forma presencial com CRAS, Creas, escolas, movimento comunitários e outras organizações da sociedade civil, a Rede Não Bata, Eduque e a Fundação Angelica Goulart deram início, em setembro, ao projeto “Tecendo Redes de Afeto e Apoio durante a Pandemia”.
A iniciativa visa potencializar a ação educativa dos parceiros com foco na prevenção de violências, por meio do compartilhamento semanal de conteúdo e estratégias de Educação Positiva produzidos pela Rede Não Bata, Eduque. A ação é motivada, principalmente, pela crença no potencial de cada família em educar e cuidar de crianças e adolescentes com afeto, respeito, diálogo e cooperação.
O envio do conteúdo se dá pelo Whatsapp, junto com um guia para a utilização dos materiais. Entre os temas abordados, na forma de cards e vídeos, estão “Comunicação Não Violenta”, “Fases do Desenvolvimento”, “Compartilhando tarefas domésticas”, “Educando meninas e meninos”, “Estabelecendo limites” e outros. Para a produção dos materiais, a Rede conta também com os adolescentes mobilizadores que atuam na equipe, como uma forma de estimular a participação infantojuvenil, com seus olhares e propostas sobre os temas.
O projeto tem previsão para terminar na primeira semana de dezembro e, atualmente, conta com a participação da Associação Pamen Cheifa (RJ), Casa Arte Vida (RJ), CRAS Neizinho Feltrin (SC), Recanto Mãe da Esperança (RJ) e Visão Mundial (RJ).