Pelos 25 anos de mobilização do 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, a Rede Não Bata, Eduque decidiu abordar o assunto na campanha 26 de Junho – Dia Nacional pela Educação sem Violência de 2025, com o tema “O que digo importa – prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes.” A data marcará os 11 anos da Lei 13.010/2014, a Lei Menino Bernardo.
O objetivo é somar esforços ao enfrentamento deste tipo de violência, enfatizando como os processos educativos não violentos, respeitosos e dialógicos colaboram para a proteção, sendo ferramentas de construção de confiança e afeto entre crianças, adolescentes e adultos.
Agenda
A agenda da campanha 26 de Junho – Dia Nacional pela Educação sem Violência é uma construção coletiva junto com pessoas e organizações de todo o país. A Rede Não Bata, Eduque incentiva a realização de atividades tanto online quanto presenciais durante os 16 Dias de Ativismo pelo Fim dos Castigos Físicos e Psicológicos contra Crianças e Adolescentes (de 26 de junho a 11 de julho).
➡️ Registre aqui a sua atividade para entrar na agenda nacional
➡️ Veja a seguir os eventos já confirmados:
‘O que digo importa’
Abertura da campanha no Rio de Janeiro com uma tarde de jogos e brincadeiras, apresentações musicais de cultura popular brasileira, roda de breaking com crianças e jovens, roda e espaços de leitura e materiais para colorir, barracas com comida e artesanato do coletivo mães de Santa e o lançamento internacional da página Participa.
Quando: 26 de junho (quinta-feira), 13h às 18h
Onde: Terreirinho do Centro de Artes Calouste Gulbenkian. Endereço: Rua Benedito Hipólito,125, térreo, Centro – Rio de Janeiro
*Evento gratuito e aberto ao público
_______________________________________________________________________
“Histórias que protegem”
O projeto Aldear lança a iniciativa “Histórias que protegem”, que tem como objetivo fortalecer a rede de proteção por meio da formação gratuita de profissionais e do envio de livros infantis como ferramenta de trabalho e reconhecimento pelo seu papel essencial na prevenção da violência contra crianças, adolescentes e mulheres.
Serão ofertados seis cursos gratuitos ao longo da iniciativa. O primeiro será o curso da Rede Não Bata, Eduque, com enfoque na prevenção de violências contra crianças e adolescentes a partir de um processo educativo e de cuidado baseado no diálogo.
Quando: 26 de junho (quinta-feira)
Onde: Plataforma Aldear (aldear.org.br)
*Evento realizado em parceria com o projeto Aldear
_______________________________________________________________________