A Agenda 227 é uma iniciativa do programa Prioridade Absoluta unido a outras organizações, que visa destacar o artigo 227 da Constituição Federal. Nesse artigo, crianças e adolescentes são colocados como prioridade de toda a sociedade civil, e por isso devem ter os direitos básicos garantidos. Para entender a campanha, há um trecho a ser destacado no artigo 227, que exemplifica a iniciativa. O trecho declara que “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão” (Constituição Federal de 1988).
Considerando os números altos que ilustram a evasão escolar, a falta de saneamento básico e a pobreza após a crise mundial causada pela pandemia, neste ano, a Agenda se direciona também aos candidatos que estarão na disputa para os cinco cargos nas Eleições de 2022 (deputados estaduais, deputados federais, senadores, governadores e presidente). O objetivo é incentivar a criação de mais políticas públicas que englobam crianças e adolescentes no Brasil, e trazer o tema da infância para os debates eleitorais.
Com o lançamento marcado para o dia 12/05, o perfil da Agenda 227 realizará uma transmissão ao vivo no Instagram (@agenda_227), com a presença de personalidades que apoiam a causa, como a jornalista Joyce Ribeiro.
A Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes, movimento do qual a Rede Não Bata, Eduque faz parte, é uma das organizações que integram a Agenda 227, unindo esforços por mais políticas públicas e melhores condições de vida para crianças e adolescentes no país.
Confira os detalhes sobre a Agenda 227 em 2022 clicando no link abaixo.