Construindo uma rede de apoio

Educar e cuidar não é tarefa fácil, por isso é importante que a família busque construir uma rede de apoio familiar, de amigos ou institucional (formal ou informal) que ofereça apoio material e emocional.

As redes informais são formadas por pessoas da família e amigos (avós, tios, padrinhos, vizinhos etc), que são fontes de recursos, solidariedade e ajuda mútua.

As redes formais podem ser formadas por creches, escolas, CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, unidades de saúde, associações de moradores, organizações da sociedade civil, igrejas, espaços que
oferecem atividades esportivas, culturais e educacionais complementares.

Como sugestão, segue um exercício prático simples, como forma de identificar quem pode te ajudar nas situações do dia-a-dia.

‼️IMPORTANTE‼️

Algumas pessoas quando fazem esse exercício se dão conta que são ou foram rede de apoio para muitas pessoas e que, no momento, sua rede está muito frágil. Se esse for o seu caso, busque alternativas para ampliar sua rede de apoio.

Há redes de apoio construídas por grupos de WhatsApp com mães da escola, grupos de mães do condomínio, grupos da igreja. Pessoas que podem ser acionadas caso precise de ajuda para levar ou buscar seu filho na escola, apareça um imprevisto e precise trocar informações úteis de como lidar com situações desafiantes, por exemplo.

Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Últimas postagens