‘De Jovem pra Jovem’ na Baixada Fluminense

O bairro Jardim Gramacho integra o município de Duque de Caxias, localizado na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. É conhecido por ter abrigado durante 36 anos o maior lixão da América Latina, e pelas graves violações de direitos básicos, como saúde, educação, moradia, saneamento e trabalho digno.

Desativado desde 2012, o lixão atraiu, neste tempo, pessoas de diferentes cidades e estados que hoje povoam o bairro e ainda sofrem com a negação de direitos.

A Central Humana de Educação, Ideias e Formação Alternativa (Cheifa) e a Casa Semente são instituições que atuam pela mudança no ciclo de violações de uma população ainda mais vulnerável dentro deste quadro: as crianças e os adolescentes. No início de setembro, as duas se uniram à Rede Não Bata, Eduque e à Fundação Xuxa Meneghel para receber as primeiras informações sobre o projeto “De Jovem Pra Jovem”.

Os jovens representantes Tiago Araújo, 17 anos, e Vitória Luiza, 18, introduziram a dinâmica do intercâmbio da metodologia das rodas de diálogo aplicadas por adolescentes, e lembraram das experiências em Santa Catarina e com a Rede de Adolescentes Promotores (RAP) da Saúde, no Rio de Janeiro.

Além da contribuição social, o processo de formação tem ajudado no desenvolvimento pessoal dos jovens. “Eu tinha vergonha de falar, era muito tímida. Mas a experiência das rodas, com diferente públicos, idosos, adultos e crianças, me fez estudar ainda mais os argumentos sobre educação sem violência que usamos e ter segurança para falar”, destacou Vitória, que integra o projeto há quatro anos.

Depois desta primeira etapa de apresentação, será realizada a formação de jovens ligados às duas organizações, que atuarão em espaços como escolas, outras ONGs e coletivos, escolhidos estrategicamente de acordo com a realidade local.

Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Últimas postagens