Valorize e elogie as atitudes positivas. Algumas vezes, os pais tentam corrigir seus filhos dizendo que são maus, desastrados, imaturos ou incompetentes. Quando as crianças ouvem esse tipo de crítica, sentem-se rejeitadas e fracassadas. Se elas se virem como más, terão mais propensão a adotar comportamentos maus. Se elas se virem como incompetentes, terão menos propensão a dominar novas habilidades.
Crianças são aprendizes. Elas dependem de nós para construir seu saber e habilidade. Elas precisam de nosso apoio. Crianças com uma boa autoestima têm mais sucesso porque se dispõem a tentar. São mais felizes porque têm mais certeza de sua capacidade de lidar com o fracasso. E têm relacionamentos melhores com seus pais porque sabem que suas famílias acreditam nelas.
Pais e mães podem fazer muitas coisas para construir uma boa autoestima para seus filhos, como:
– Reconhecer os esforços dos filhos, mesmo que eles não sejam perfeitos. Ele colocou a roupa suja no cesto de roupas? Elogie. Fez um desenho para você, amarrou o calçado sozinho, colocou no lugar algo que você pediu? Todas essas pequenas coisas são frutos de um esforço da criança, e o elogio é um estímulo.
– Apreciar a vontade de ajudar das crianças.
– Apoiar seus filhos quando falham e encorajá-los a continuar tentando.
– Dizer às crianças todas as coisas que as tornam especiais.
Todos somos movidos pelo encorajamento. Trocar as críticas pelo encorajamento pode gerar efeitos poderosos em seu filho.