#FaçaParte: 26 de junho – Dia Nacional pela Educação sem Violência

A pandemia de Covid-19 trouxe o confinamento como principal forma de evitar o contágio da doença. Uma das consequências da quarentena, conforme sinalizam entidades, é o aumento da violência doméstica contra crianças e adolescentes. Desde meados de março, quando começaram as medidas de isolamento, o Disque 100 registrou cerca de 600 denúncias relacionadas à pandemia e à violência contra esta parcela da população, segundo o Ministério da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos. Mas organizações da área da infância e adolescência atentam para a subnotificação – muitos casos não são denunciados, dificultando a ação dos órgãos competentes.

Nesse contexto, a Rede Não Bata, Eduque lança a campanha do 26 de junho – Dia Nacional pela Educação sem Violência, de forma inteiramente virtual, seguindo a orientação de autoridades e órgãos especializados, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), de manter o isolamento social. Em sua terceira edição, a campanha marca o aniversário de seis anos da Lei Menino Bernardo (13.010/2014), que proíbe o uso de castigos físicos e tratamento cruel ou degradante com o pretexto de educar em lares, escolas e outros espaços de convivência de crianças e adolescentes.

Opinião de crianças e adolescentes

Como tema, a Rede adota esse ano “É possível educar sem violência”, divulgando não apenas informações, mas trazendo a voz de crianças e adolescentes, que apresentam situações e alternativas para a resolução de conflitos. São elas e eles opinando sobre um assunto que lhes afeta diretamente.

Haverá a participação dos influenciadores digitais e educadores parentais Thaís Basile (Educação para a Paz), Thiago Queiroz (Paizinho Vírgula) e Elisama Santos, e da madrinha da campanha “Não Bata, Eduque”, Xuxa Meneghel.

Além da divulgação de material multimídia (cards, textos, vídeos e podcasts), a Rede realizará uma live no dia 26 de junho abordando a temática com especialistas e adolescentes, e participará de outras ao longo do mês. Veja a programação

Pela primeira vez, a Rede incluirá em ações de campanha recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência – descrição da imagem (para imagens estáticas), audiodescrição, legendas e tradução em Libras (para vídeos e live do dia 26 de junho), com o apoio da ONG Escola de Gente.

  • Como participar?
➡️ Compartilhe os materiais de campanha nas redes sociais! Baixe a seguir ou acompanhe e compartilhe por nossas redes sociais ao longo do mês. O uso é livre❗

Na pasta de materiais, você encontra:

– Pasta com card e banner “#EuFaçoParte”

– Card “#VemAí – campanha 26 de junho”

– Logos da campanha e da Rede Não Bata, Eduque

– Pastas das séries “É possível educar sem violência – por crianças e adolescentes”; “Você Sabia?”; “Dados Disque 100”; “Por que não bater e não gritar?”, com os respectivos cards e textos para as postagens

– Pasta “Imprensa”, com o release da campanha

– Pasta “Spots”, com três arquivos de áudio produzidos por adolescentes e jovens

 

⬇️Baixe aqui o material da campanha

 

➡️ Realize lives e reuniões virtuais ao longo do mês sobre educação positiva e/ou temas pertinentes à campanha! Para sua atividade entrar na programação nacional, é muito importante que você comunique os detalhes do evento. Portanto, a Rede solicita que preencha a tabela por meio do link abaixo. ⬇️
🔴 Inclua aqui a sua atividade na programação nacional 
🔴 Confira aqui a programação prévia 

E não esqueça de marcar @naobataeduque nas redes sociais ao divulgar o evento❗

Observação: O card a seguir é um exemplo de arte onde podem ser publicados fotos, logos ou a programação que você elaborar no âmbito da campanha.

➡️ Ao postar os materiais da campanha, além de marcar @naobataeduque, use as hashtags #26deJunho #DiaNacionalpelaEducaçãoSemViolência #6AnosdaLeiMeninoBernardo.
➡️ Siga @naobataeduque no Instagram
➡️ Curta a Rede no Facebook
➡️ Inscreva-se no canal do Youtube
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Últimas postagens