A Rede Não Bata, Eduque reabre o curso online gratuito “Educação Positiva: relações pais-filhos e sociais baseadas no respeito e no diálogo” até 8 de dezembro. As inscrições podem ser feitas em naobataeduque.eadbox.com/cadastro. Feita a inscrição, basta aguardar a confirmação via e-mail.
Assim como na primeira turma, são oferecidas 50 vagas. Quando o total for preenchido, automaticamente será aberta uma lista de espera. Conforme os participantes forem concluindo o curso, os integrantes da lista terão a inscrição confirmada e o acesso ao conteúdo liberado.
Dessa vez, o(a) internauta terá 15 dias corridos após a confirmação da inscrição para concluir o curso.
Primeira turma
Com 104 participantes, a turma que inaugurou o curso foi majoritariamente composta por mulheres, com entre 36 e 55 anos, residentes das regiões Sudeste e Sul do Brasil. Também participaram pessoas que vivem nos Estados Unidos, Espanha e Portugal. Mais da metade do público tem filhos e mais de 80% trabalha com crianças e adolescentes.
Confira algumas informações e impressões:
O curso
Dividido em três módulos, o programa do curso busca desenvolver ferramentas para a prevenção dos castigos físicos e psicológicos contra crianças e adolescentes em espaços educativos e no contexto familiar, por meio da Educação ou Disciplina Positiva.
É voltado para profissionais que trabalham nas áreas de educação, assistência social, saúde, direito e na rede de proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes, e pessoas interessadas pelo tema.
Como metodologia, serão utilizados e-books, vídeos, exercícios, atividades avaliativas e interação com a tutora, a coordenadora da RNBE, Marcia Oliveira. Dentro dos 15 dias corridos estabelecidos como prazo, o participante administra o próprio tempo e realiza o curso no seu ritmo, de acordo com sua disponibilidade. Ao final serão emitidos certificados com carga horária de 20 horas para quem completar as atividades propostas.
Tutora:
Marcia Oliveira é assistente social e coordenadora da Campanha Nacional Não Bata, Eduque com 27 anos de atuação na área de defesa dos direitos humanos da criança e do adolescente. Possui formação em mecanismos nacionais e internacionais de proteção com ênfase no tema de violência contra a criança; especialização em “Velhos e Novos Paradigmas de Infância e o Direito a Não Sofrer Castigos Físicos” pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos (UNMSM), em Lima, no Peru, e Curso de Extensão a Distância “Violência sexual contra crianças e adolescentes: teoria e prática para o enfrentamento”, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).