Pensar o protagonismo juvenil como força transformadora dos adolescentes, criar espaços para o diálogo franco entre jovens e adultos e promover oportunidades para a expressão criativa e responsável do seu potencial é um dos objetivos do Comitê de Proteção Integral a Crianças e Adolescentes nos Megaeventos do Rio de Janeiro, do qual os jovens mobilizadores da Rede Não Bata, Eduque fazem parte. Nesse contexto, o Comitê, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizará o evento “Minha Voz, Meus Direitos”no próximo sábado (1º), de 9h às 16h, no Museu da Vida, localizado na sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Manguinhos.
O encontro é voltado para adolescentes e jovens com entre 14 e 24 anos e terá na programação mesa de debates, oficinas temáticas, show de talentos e visitas guiadas à Fiocruz. As inscrições podem ser feitas em https://goo.gl/XAiNoX.
O diferencial do evento é que sua elaboração e planejamento foram realizados por um grupo de aproximadamente 20 adolescentes e jovens. As reuniões de planejamento e capacitação foram sendo realizadas mensalmente desde fevereiro de 2018. Cada mês, além do momento de planejamento, ocorreu uma oficina de sensibilização com profissionais especialistas nas violações de direitos de crianças e adolescentes trabalhadas pelo Comitê de Megaeventos desde 2014, a saber: Trabalho Infantil, Crianças e Adolescentes Desparecidos, Crianças em Situação de Rua, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e Uso de álcool e outras Substâncias Psicoativas.
*Clique na imagem para ampliar
Programação Completa:
8h 30min – Acolhimento Cultural e Credenciamento através de recebimento das fichas de inscrições e distribuição de crachás;
9h – Atração Cultural
9h 30min – Mesa de Abertura composta por jovens protagonistas do Comitê de Proteção Integral a Crianças e Adolescentes nos Megaeventos do Rio de Janeiro;
10h – Realização das 5 Oficinas Temáticas;
12h – “Hora do Rango” partilhada /Show de Talentos;
13:30h – Qual é a Moral da História – Socialização dos resultados das oficinas com apresentação dos Produtos;
14:15 min – Encerramento e avaliação
14:30 min – Visitas guiadas à Fiocruz