‘Minha Voz, Meus Direitos’: mobilizadores da Rede organizam evento sobre participação juvenil

Pensar o protagonismo juvenil como força transformadora dos adolescentes, criar espaços para o diálogo franco entre jovens e adultos e promover oportunidades para a expressão criativa e responsável do seu potencial é um dos objetivos do Comitê de Proteção Integral a Crianças e Adolescentes nos Megaeventos do Rio de Janeiro, do qual os jovens mobilizadores da Rede Não Bata, Eduque fazem parte. Nesse contexto, o Comitê, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizará o evento “Minha Voz, Meus Direitos”no próximo sábado (1º), de 9h às 16h, no Museu da Vida, localizado na sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Manguinhos.

O encontro é voltado para adolescentes e jovens com entre 14 e 24 anos e terá na programação mesa de debates, oficinas temáticas, show de talentos e visitas guiadas à Fiocruz. As inscrições podem ser feitas em https://goo.gl/XAiNoX.

O diferencial do evento é que sua elaboração e planejamento foram realizados por um grupo de aproximadamente 20 adolescentes e jovens. As reuniões de planejamento e capacitação foram sendo realizadas mensalmente desde fevereiro de 2018. Cada mês, além do momento de planejamento, ocorreu uma oficina de sensibilização com profissionais especialistas nas violações de direitos de crianças e adolescentes trabalhadas pelo Comitê de Megaeventos desde 2014, a saber: Trabalho Infantil, Crianças e Adolescentes Desparecidos, Crianças em Situação de Rua, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e Uso de álcool e outras Substâncias Psicoativas.  

*Clique na imagem para ampliar

Programação Completa:

 8h 30min – Acolhimento Cultural e Credenciamento através de recebimento das fichas de inscrições e distribuição de crachás;

 9h – Atração Cultural

 9h 30min – Mesa de Abertura composta por jovens protagonistas do Comitê de Proteção Integral a Crianças e Adolescentes nos Megaeventos do Rio de Janeiro;

 10h – Realização das 5 Oficinas Temáticas;

 12h – “Hora do Rango” partilhada /Show de Talentos;

 13:30h –  Qual é a Moral da História – Socialização dos resultados das oficinas com apresentação dos Produtos;

 14:15 min  – Encerramento e avaliação

 14:30 min – Visitas guiadas à Fiocruz

Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Últimas postagens