A comunicação social é percebida ao longo da história como uma ferramenta para viabilizar contatos, divulgar ações importantes e tornar diversas iniciativas conhecidas. Atualmente, manipular as plataformas digitais, principais instrumentos de expansão do conhecimento, pode levar a resultados enriquecedores para qualquer instituição.
Para tornar esse conhecimento acessível e trazer apoio a causas sociais, a organização não governamental Bem Tv atua no projeto “Jovens Comunicadores”, que visa levar a educomunicação a jovens periféricos, ampliando a informação sobre direitos e cidadania. Nesta edição, a Rede Não Bata, Eduque participou da formação on-line que ocorreu no dia 25 de agosto, e abordou a Lei Menino Bernardo. Entre os apoiadores do projeto estão a Fiocruz, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, o Sistema Único de Saúde (SUS), entre outros. A formação incluiu o aprendizado sobre redes sociais.
Israel Izael, mobilizador da Rede, contou como foi a experiência de aprofundar seus conhecimentos na plataforma Tik Tok: “Eu anotei várias coisas que podemos aplicar em nossas redes, e outras coisas que nós já usamos. Foi uma aula muito boa para quem está começando no Tik Tok. Vamos colocar mais em prática o que aprendemos”. Márcia Oliveira, coordenadora da Rede Não Bata, Eduque, apresentou a Cartilha da Lei Menino Bernardo, além de detalhar as ações realizadas no combate a violência contra crianças e adolescentes. Segundo Grasiela Cordeiro, educomunicadora da Rede, o evento foi marcado pela interação e participação dos jovens: “Eu destaco a grande participação dos jovens. Eles fizeram muitas perguntas, estavam bem interessados no tema. Foi um encontro bastante produtivo!”, mencionou.
Sobre a Bem TV
A ONG Bem TV dedica-se desde 1992 à comunicação e educação para jovens de espaços populares. Através da comunicação popular, a organização formou centenas de jovens, com ensinos voltados para o audiovisual, tecnologia e inovação. Foi reconhecida em 2017 como Ponto de Cultura e ganhou prêmios ao longo dos anos, como o Prêmio Itaú Unicef.
Com o apoio de diferentes instituições, o Projeto Jovens Comunicadores é voltado para a ampliação do conhecimento sobre direitos e saúde, a partir do ensino sobre a utilização de ferramentas comunicacionais, como a plataforma Tik Tok.
Saiba mais acessando abaixo o site oficial da Bem TV!