Negligência e outras violências contra crianças e adolescentes

Dados do Disque 100 apontam que as crianças e os adolescentes são o maior alvo de violência no Brasil. Encabeçam a lista de denúncias recebidas pelo serviço em 2016 a negligência (37,6%) e as violências psicológica (23,4%), física (22,2%) e sexual (10,9%).

Para a pediatra do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente/Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) e da Sociedade Brasileira de Pediatria, Rachel Niskier, as violações citadas têm relação direta entre si. “A violência psicológica está embutida em todos os outros tipos. Não há violência física sem violência psicológica. Não há violência sexual sem violência física e psicológica”, destacou.

Na opinião da pediatra, o fato da negligência ocupar o primeiro lugar na estatística tem a ver com as exigências da sociedade contemporânea. “Quando uma mulher sai de casa de manhã cedo para trabalhar e só tem condição de voltar à noite, e se é uma família monoparental (apenas um dos pais assume a criação do filho) […], eu vou culpar essa mulher por abandonar o menino à própria sorte o dia inteiro?”, exemplificou.

Assista ao vídeo completo da entrevista:

Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Últimas postagens