Nota de pesar pelo falecimento de Dyrce Drach

Foi com profundo pesar que a Rede Não Bata, Eduque (RNBE) recebeu a notícia do falecimento, no último sábado (23), da fundadora e primeira presidente do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca RJ), Dyrce Drach. A RNBE manifesta solidariedade aos amigos e familiares pela perda inestimável de uma figura histórica e importante para os direitos humanos no Brasil.

Nascida no Rio de Janeiro em 26 de setembro de 1930,  Dyrce entrou no movimento estudantil ainda adolescente, inspirada pelas ideias socialistas. Formou-se em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e trabalhou no Ministério da Educação (MEC) nos anos 60 como assessora do antropólogo Darcy Ribeiro, então ministro na época.

Durante a ditadura, Dyrce se tornou uma destacada defensora de presos e perseguidos políticos. Em 1975, entrou para o grupo fundador da Comissão Pastoral da Terra (CPT), se aprofundando em questões agrárias, fundiárias e de direitos humanos.

Nos anos 80, voltou a assessorar Darcy Ribeiro na vice-presidência da Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj). Na década seguinte, assumiu a coordenação do Centro de Defesa Dom Luciano Mendes (CDDLM) da Associação Beneficente São Martinho, se envolvendo inteiramente com os direitos infantojuvenis.

Foi membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ e coordenadora na área de Direitos Humanos do Escritório Modelo da OAB. Além de fundadora do Cedeca RJ,  integrou o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, representando a Associação Beneficente São Martinho. Em 2008, sua forte atuação foi reconhecida ao receber a Medalha Chico Mendes de Resistência, conferida pelo Grupo Tortura Nunca Mais (GTNM) aos que dedicam a vida à luta pelos direitos humanos e por uma sociedade mais justa.

Com informações do Jornal do GTNM/RJ 

 

 

 

Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Últimas postagens