Rede Não Bata, Eduque participa de Semana da Valorização da Primeira Infância do TJERJ

Primordial para o desenvolvimento de uma criança, o período que vai do nascimento aos seis anos esteve no centro da I Semana Estadual de Valorização da Primeira Infância e a VI Semana de Valorização da Primeira Infância do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJERJ). O evento foi realizado nos dias 10, 11, 15 e 16 de março em plataforma online e teve a participação da Rede Não Bata, Eduque.

Um dos objetivos da Semana foi divulgar iniciativas que promovam a aplicação do Marco Legal da Primeira Infância com ações de promoção, defesa e controle para a efetivação dos direitos de crianças com até seis anos de idade. Vale ressaltar que o parágrafo 3º do artigo 14 da Lei 13.257/2016 reforça a importância da educação sem o uso dos castigos físicos para as crianças.

A programação de 2021 buscou dar visibilidade a infâncias por vezes escondidas e temas importantes, principalmente no atual cenário de pandemia.

Representada pela coordenadora Marcia Oliveira, a Rede Não Bata, Eduque participou no dia 11 de março, no painel “Saúde na Primeira Infância”, no qual foram abordados os temas “deficiência”, “violências”, “maternidade” e “situação de rua”.

A participação buscou dar visibilidade à violência intrafamiliar vivenciada na primeira infância, com a apresentação dos dados do Disque 100 no ano de 2019. Marcia atentou para os números relativos a esse tipo de violação no estado do Rio de Janeiro, que ocupa o 3º lugar em número de denúncias do serviço. Frisou ainda a possibilidade de aumento desse tipo de violência durante o isolamento social.

Após debater o cenário atual, a coordenadora da Rede apresentou estratégias de ações, articulações e parcerias que podem contribuir para a prevenção dos castigos físicos e psicológicos contra criança, como as já realizadas com o Judiciário. O Seminário Nacional Criança Sujeito de Direitos – Um ano da Lei 13.010/2014 Menino Bernardo e o projeto “Convivência Familiar – Medidas sob medida” são alguns dos exemplos de iniciativas conjuntas.

A I Semana Estadual de Valorização da Primeira Infância está disponível no canal da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) no Youtube.

Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Últimas postagens