RNBE ministra curso em parceria com a Capemisa Social

A Rede Não Bata, Eduque (RNBE) formou, em conjunto com a Capemisa Social, mais uma turma do curso de extensão “Estilos parentais e a construção das relações pais-filhos e sociais pautadas no respeito e no diálogo”.

Na última semana, assistentes sociais ligadas a entidades parceiras da Capemisa e a organizações da sociedade civil se engajaram em uma experiência de dois dias, mediada por dinâmicas, conversa, lembranças e afeto.

Atuando diretamente com crianças e responsáveis, as profissionais se interessaram pelo tema não apenas pela condição vulnerável de meninos e meninas atendidos nos locais de trabalho, mas também porque elas mesmas sofreram violência na infância ou não sabiam lidar com determinadas situações em casa, com os filhos.

Uma das participantes, durante a primeira dinâmica sobre o que gostava ou não na infância, se recordou das agressões do pai. “Eu tenho apenas 40% de audição em um ouvido porque meu pai me espancava”, contou. Outra participante não tem boas lembranças ao falar de um acessório utilizado na prática da violência contra crianças. “Eu levei muita surra de cinto. Até hoje eu não consigo usar isso”, disse.

Na posição de mãe e esposa, uma das profissionais, ao assistir o vídeo “Era uma vez uma família”, se identificou com as situações que mostravam os dilemas dos novos arranjos familiares, com marido, esposa e filhos do casamento atual e de outros relacionamentos. “Eu sei como é isso por experiência própria e não vejo o assunto sendo explorado”, destacou.

Sobre o trabalho especificamente, uma das dúvidas seria como introduzir o assunto com as famílias. “Você tem inúmeras possibilidades. Pode ser com uma dinâmica ou com uma pergunta. Os adolescentes costumam começar as rodas de diálogo com a pergunta ‘É possível educar sem violência?’, o que já desperta a atenção dos participantes”, explicou a coordenadora da RNBE Marcia Oliveira.

O grupo voltará a se encontrar em 26 de abril, quando será realizado o seminário para compartilhamento de experiências práticas do uso da metodologia do curso.

Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Últimas postagens