Semana do Bebê de São Gonçalo (RJ) tem atividade em parceria com a Rede Não Bata, Eduque

Priorizar o direito da criança de até 6 anos ao desenvolvimento e qualidade de vida por meio  de políticas públicas é parte das iniciativas da Semana do Bebê, que ocorre neste mês de maio. As palestras, que trazem debates contundentes e dialogam sobre políticas públicas para o público infantil no município de São Gonçalo (RJ), contaram com a participação de Márcia Oliveira, coordenadora da Rede Não Bata Eduque. Marcia ministrou  para visitantes e supervisores do programa Criança Feliz a capacitação “Não Bata, Eduque”

Entre os conteúdos apresentados pela Rede estão:  dados do Disque 100 que informam sobre as violências cometidas contra crianças e adolescentes no Brasil; estratégias para a identificação de sinais de violência; os canais de denúncia; a importância da atuação da Rede, e as estratégias de prevenção da violência física e psicológica contra crianças e adolescentes. Também foram abordadas as dificuldades da pandemia vivida atualmente, finalizando com um convite para a participação de todos na campanha 26 de Junho – Dia Nacional Pela Educação sem Violência. 

Entre as falas, a coordenadora Márcia destacou a importância de incentivar o fortalecimento de vínculos entre os adultos e as crianças. “Apoiar os adultos a se conectarem com sua infância e se colocarem no lugar dos filhos são estratégias que contribuem para o entendimento de que a violência não é o caminho, e também é fundamental discutir com os Conselhos de Direitos, com as Secretarias de Assistência Social e de Saúde a demanda por serviços de saúde mental.” 

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) promove a Semana do Bebê como uma das principais estratégias para fomentar políticas públicas que envolvem a temática infantil. A semana, que iniciou no dia 17 de maio, próximo a uma data significativa para o combate à violência infantil (18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes), tem o apoio do vice-prefeito Sérgio Gevu, responsável por entregar a chave da cidade à recém- nascida Elisa, pelas mãos de sua mãe, Silvana Cristina. O ato simbólico foi uma referência à adesão de leis e programas voltados para a primeira infância. A programação do dia 20 de maio foi em torno do tema “Não Bata, Eduque”, e  no dia 22 ,  o  Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP) mediará uma roda de conversa sobre o tema “Ouvindo as Infâncias”. 

 

Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Últimas postagens