Subiu a serra: ‘De Jovem pra Jovem’ vai a Petrópolis

A Rede Não Bata, Eduque (RNBE) subiu a serra e foi curtir um friozinho em Petrópolis, município do Rio de Janeiro, em novembro. Os mobilizadores Ana Izabel e Thiago Araújo, acompanhados da articuladora Ana Paula Rodrigues, realizaram mais uma atividade do projeto “De Jovem pra Jovem”, em parceria com a Fundação Angelica Goulart e com o Programa Petrópolis da Paz.

Alunos da Escola Germano Valente receberam a metodologia das rodas de diálogo promovidas por adolescentes. O grupo era formado por 19 meninos e meninas com idades entre 13 e 17 anos. Empolgados, eles contagiaram até os funcionários ao longo dos dois dias de atividades.

Eduardo é um dos inspetores que se interessou pelo assunto e participou da vivência prática da roda no segundo dia. “É muito importante esse projeto para a escola porque, aprendendo sobre esse tema, podemos mediar situações com os alunos sem que precise chegar na direção. Com muito diálogo podemos resolver tudo”, destacou. O exemplo de Eduardo mostra a necessidade da prevenção da violência nos espaços de convivência de crianças, adolescentes e adultos para além das casas, o que só ocorrerá quando todos os envolvidos (professores, diretores, pedagogos, inspetores e demais funcionários, no caso do ambiente escolar) tiver instrumentos para resolver conflitos de forma pacífica e respeitosa. O inspetor distribuiu material informativo para os pais e disse que levará a ideia para a casa.

Veja o depoimento:

 

Ana Izabel ficou surpresa com o engajamento e a organização dos colegas da Escola Germano Valente e voltou certa de que o projeto terá continuidade no local. “Eu achei maravilhoso, tudo deu certo! Eles prestaram atenção em tudo e parece que gostaram muito. Estão até marcando os dias para fazer as rodas de diálogo. Gostei bastante”, vibrou a moça.

Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Últimas postagens