Ataques e escândalos. Primeiro, entenda o que está acontecendo

Sempre tente conversar com os(as) filhos(as) mantendo abertos os canais de comunicação. Entender porque algo está acontecendo ao conversar com os(as) filhos(as) é o primeiro passo para juntos vocês encontrarem a solução.

Fotos: Projeto Entrelaços/Fundação Xuxa Meneghel

Como lidar com ataques e escândalos

Os pais podem ficar irritados quando seus filhos dão ataques e fazem manha, porque sentem vergonha ou porque acreditam que devem ser capazes de controlar o comportamento das crianças. Lembre-se de que o seu relacionamento com o seu filho é muito mais importante do que aquilo que os outros podem estar pensando. Se o seu filho der um ataque em público, concentre-se nos seus objetivos de longo prazo e em dar carinho e referências claras de educação à criança. Tente não ficar muito preocupado com o que outras pessoas pensam.

Além disso, lembre-se de que tentar controlar um escândalo é como tentar controlar uma tempestade. Não é possível. Crianças dão ataques deste tipo porque não entendem a razão de negarmos algo, e porque elas não sabem muito bem como lidar com a frustração. Dar ataque é a forma encontrada por seu filho para dizer que ele está muito frustrado. Se você gritar ou bater nele neste momento, ele ficará ainda mais frustrado. Ele também sentirá medo e acreditará haver sido incompreendido.

A melhor coisa a fazer é esperar. Fique perto para que a criança sinta-se segura enquanto é tomada pela tempestade. Algumas vezes, segurar seu filho com carinho pode ajudar a acalmá-lo. Quando o escândalo houver acabado, sente-se com seu filho e converse sobre o que aconteceu. Aproveite a oportunidade para ensiná-lo o que são sentimentos, quão fortes eles podem se tornar e quais são os seus nomes. Você também pode explicar o porquê de ter dito “não” e que você entende sua frustração. Diga o que você faz para se acalmar quando está frustrado. E certifique-se de haver dito que você o ama, não importa se ele está feliz, triste ou bravo.

 

 

 

 

 

Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Últimas postagens