Como agir na hora da raiva?

Antes de mais nada, acalme-se. Evite discutir os problemas enquanto estiver com raiva, porque nesses momentos podemos dizer coisas inadequadas para a aprendizagem das crianças, que podem magoá-las tanto quanto nos magoariam se fossem dirigidas a nós.

Fotos: Projeto Entrelaços/Fundação Xuxa Meneghel

Para controlar a raiva:

– Conte até dez antes de dizer ou fazer qualquer coisa. Se você ainda estiver com raiva, afaste-se e conceda-se um pouco de tempo, até que fique mais calmo.
– Relaxe seus ombros, respire fundo e repita uma frase como “calma” ou “devagar”.
– Coloque suas mãos atrás das costas e diga a si mesmo que deve esperar. Não fale nada antes de se acalmar.
– Ande um pouco e pense na situação. Pergunte-se por que seu filho age desta maneira. Coloque-se no lugar da criança e planeje uma reação que respeite o ponto de vista de seu filho e que também mostre para ele as razões de sua irritação.
– Vá a algum lugar calmo e revise os passos da disciplina positiva. Volte para junto da criança apenas quando houver planejado uma resposta que respeite os objetivos de longo prazo para sua educação, que lhe dê carinho e referências claras, e que reconheça a forma de pensar e sentir de seu filho.
– Lembre-se de que esta situação é uma oportunidade de ensinar à criança como acabar com conflitos através da comunicação e da resolução de problemas.

A raiva é sinal de que você e seu filho não entendem o ponto de vista um do outro. Ela mostra que a comunicação precisa ser restaurada. Não deixe que a raiva faça com que você diga coisas más, rebaixe seu filho, ou o machuque. Não guarde rancores. Lembre-se de que o aprendizado mais importante acontece nas situações mais difíceis. Agarre cada oportunidade de agir como a pessoa que você deseja que seu filho se torne.

Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Últimas postagens