Wanderlino Nogueira Neto: companheiro incansável pelos direitos da criança

Foi com profundo pesar que nós, da Rede Não Bata, Eduque, recebemos a triste notícia do falecimento do companheiro Wanderlino Nogueira Neto. Prestamos solidariedade à família e amigos neste momento.

Wanderlino foi procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia e um ferrenho defensor dos direitos humanos, em especial dos direitos da criança e do adolescente. Sua atuação teve destaque internacional e lhe rendeu o maior reconhecimento do governo brasileiro sobre direitos humanos: o Prêmio Direitos Humanos, na categoria Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Foi consultor especial para os escritórios do representante do Unicef no Brasil, Cabo Verde, Angola e Paraguai; consultor da Unesco no Brasil; membro do Comitê dos Direitos da Criança do Alto Comissariado para Direitos Humanos da ONU; pesquisador do Instituto Nacional de Direitos Humanos da Infância e da Adolescência (INDHIA); coordenador de Projetos de Formação da Associação Brasileira dos Magistrados e Promotores da Infância e Juventude (ABMP); e presidente do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan.

Wanderlino sempre será lembrado pela Rede Não Bata, Eduque como um militante aguerrido que mesclava a força vinda do inconformismo com a doçura e a alegria das crianças, por quem ele lutou incansavelmente, escrevendo uma bela e importante trajetória de vida.

*Foto tirada no Fórum Mundial de Direitos Humanos em 2013, quando a RNBE lançou o DVD “De Olho no Mundo”, o “Manual Pelo Fim dos Castigos Corporais e do Tratamento Cruel e Degradante” e a “Sistematização da Metodologia das Rodas de Diálogo”. Wanderlino posa ao lado de Kauan e Eduarda.

Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Últimas postagens