Faça parte da campanha 26 de junho – Dia Nacional pela Educação sem Violência!

Nos cinco anos da Lei Menino Bernardo (13.010/2014) a Rede Não Bata, Eduque convida você a se engajar na campanha do 26 de junho – Dia Nacional pela Educação sem Violência. Responsável por acompanhar e incentivar a tramitação do marco legal que previne o uso dos castigos físicos e humilhantes como forma de educar crianças e adolescentes, a organização promove a mobilização anualmente desde 2017.

Na edição passada, foram mais de 50 instituições participantes, desenvolvendo atividades que envolveram cerca de um milhão de pessoas em várias cidades do país. (VEJA DICAS SOBRE COMO CONTRIBUIR NO MATERIAL DE CAMPANHA DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD ABAIXO) Entre as conquistas, em Goiás, conseguimos a aprovação do Dia Estadual de Enfrentamento das Violências Físicas e Psicológicas contra Crianças e Adolescentes .

O objetivo, além de marcar a data, é estimular a implementação da Lei Menino Bernardo com políticas públicas que promovam o uso de formas positivas e não violentas de educar.  Apesar do avanço legislativo, na prática, o Brasil está defasado, ainda com altos índices de violência contra crianças, e o Estado vem sendo cobrado por organismos internacionais. Em 2017, o Disque 100 recebeu 84 mil denúncias de violência contra crianças e adolescentes, entre as quais 39,5 mil era psicológica, 33,1 mil, física, e 20,3 mil, sexual.

No âmbito da agenda 2030, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5.2 (“Eliminar todas as formas de violência contra todas as mulheres e meninas nas esferas públicas e privadas, incluindo o tráfico e exploração sexual e de outros tipos”) e 16.2 (“Acabar com abuso, exploração, tráfico e todas as formas de violência e tortura contra crianças”) se relacionam diretamente com a causa. Em 2018, o Brasil ingressou – por influência determinante de uma coalizão formada por mais de 30 organizações, incluindo a Rede Não Bata, Eduque – na Parceria Global pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes, se comprometendo a lançar iniciativas e indicadores para cumprir os ODS.

Lei Menino Bernardo

De caráter pedagógico e preventivo, a Lei Menino Bernardo recebeu o nome em homenagem a Bernardo Boldrini, um menino de 11 anos que foi assassinado onde morava em Três Passos (RS). Vídeos do acervo pessoal da família mostram Bernardo sendo maltratado pelo pai e pela madrasta, que ministraram superdosagem de sedativo ao menino. O caso chocou a opinião pública e levantou o debate sobre a prevenção das violências contra crianças e adolescentes no seio familiar. Em março deste ano, a Justiça condenou a mais de 30 anos de prisão o pai e a madrasta pelo crime.

No mundo, 54 países já aprovaram leis que proíbem o castigo corporal e tratamento cruel e degradante. Na América Latina, incluindo o Brasil, são 10: Argentina, Bolívia, Costa Rica, Honduras, Nicarágua, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

➡️ SPOTS

Tem um blog sobre educação? Um programa de rádio em uma emissora comunitária ou conhece alguém que tem? Divulgue os nossos spots de campanha!

A Rede se aventura pelas ondas sonoras e lança três spots educativos produzidos por adolescentes e jovens com idades entre 13 e 29 anos. São eles debatendo e refletindo sobre um assunto que lhes afeta diretamente.

Fruto da oficina “Educar sem violência: sintonize essa frequência” realizada em maio, em parceria com a Oi Kabum Lab e o Criar Brasil, no Rio de Janeiro, as peças têm como finalidade sensibilizar e levantar reflexões sobre o tema entre ouvintes e internautas.

Com o objetivo de apoiar no conteúdo de sites e blogs e na programação de rádios, a Rede disponibiliza os spots para download pela plataforma Radiotube – A Cidadania por todas as ondas. Acesse, ouça e baixe pelos links a seguir! O uso é livre!

SPOT 1: https://www.radiotube.org.br/audio-7352r07uxMtmh

SPOT 2: https://www.radiotube.org.br/audio-7352YeEnYH8bE

SPOT 3: https://www.radiotube.org.br/audio-7352jvW5Q1xjQ

➡️ EVENTO NO RIO DE JANEIRO

A Rede organiza um evento para discutir os mitos e desafios que envolvem a Lei Menino Bernardo e o tema dos castigos físicos e humilhantes, principalmente em relação à abordagem pelos meios de comunicação e redes sociais. Também será uma oportunidade de trocar experiências e práticas a respeito da Educação Positiva, contando com a participação de blogueiros pais e mães. Inscreva-se em http://bit.ly/2X8Vi8C


Inscreva-se em http://bit.ly/2X8Vi8C

➡️BAIXE AQUI O MATERIAL COMPLETO DA CAMPANHA

➡️NAS REDES SOCIAIS, USEM AS HASHTAGS: #26deJunho #DiaNacionalPelaEducaçãoSemViolência #5AnosdaLeiMeninoBernardo #NãoBataEduque

➡️SIGAM A REDE NAS REDES:

Facebook: facebook.com/NaoBataEduque

Instagram: @naobataeduque

Youtube: youtube.com/NaoBataEduque

➡️QUER MAIS INFORMAÇÕES? Envie um e-mail para naobataeduque@gmail.com 

Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Últimas postagens